Em 1945 Villa-Lobos, tomado de nojo pela mania em que andavam (e ainda andam) os brasileiros de cantar nas festas de aniversário Happy Birthday to You, resolveu compor para essa e outras ocasiões uma série de canções de sabor brasileiro, a que deu o título de "Canções de Cordialidade
E reafirma sua valorização da língua do povo, "que fala gostoso o português do Brasil":
"Nos textos para essas canções tive a preocupação de me servir tanto quanto possível das frases feitas da nossa linguagem coloquial.
Sobretudo em 'Boas-Vindas': 'Amigo, seja bem-vindo! A casa é sua. Não faça cerimônia. Vá pedindo, vá mandando'."
(Manuel Bandeira)
A música "Amigo, seja bem-vindo!" tão conhecida dos alunos do Prof. Walmor Urban, infelizmente não foi gravada quando apresentada pelo Coral da AABB, noite de 9 de junho.
Esta aparentemente singela e ingênua canção foi composta intencionalmente para Canto Orfeônico, ou seja, para ser cantada por alunos nas Escolas.
Merece, portanto, um destaque, por tratar-se de uma raridade na histórica do Canto Orfeônico, sendo assim, veremos reprisada a versão gravada em uma reunião de amigos, ex-alunos ocorrida há alguns anos na residência da saudosa Profa. Vilma Del Santo gentilmente cedida por Belinha Vieira de Moraes.
Amigo, seja bem-vindo!
Amigo, seja bem-vindo!
A casa é sua, não faça cerimônia,
Vá pedindo, vá mandando,
Seja seu tudo que tenho de meu !
E mais a Divina Graça,
Amigo, seja bem-vindo!
"O tempo pode apagar lembranças de um rosto, de um corpo, mas nunca apagará a lembrança das pessoas, que souberam fazer de pequenos instantes, grandes momentos..."
Colaboração Suzana Miranda
Postagem Profª Rogéria Teles
Nenhum comentário:
Postar um comentário