2013

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. E que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que, heróis não são aqueles que realizam obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário para essa realização.

Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.

Aprendemos que cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que, o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM... nós temos.

Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Mas mesmo assim, vale a pena resgatar o passado e viver as emoções do presente.


O nosso futuro ainda está por vir. Então devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos


“Confie em você e no seu potencial, tire as suas idéias da gaveta e coloque-as em pratica!”


PROFª ROGÉRIA TELES


quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMEMORAÇÃO APÓS A RESTAURAÇÃO DO IEP

SESSÃO SOLENE  DE 11 DE JUNHO DE 1983  
COMEMORAÇÃO DOS 72 ANOS


   O salão nobre, completamente restaurado do incêndio de 21 de abril de 1981, reviveu noite de gala com a sessão solene de encerramento da Semana da Escola, no dia 11 de Junho.

   Após a abertura da sessão pela Diretora Profª Maria Lúcia Silveira Rodrigues, o Prof. Jayme Montanheiro proferiu:



  “Nesta noite engalanada, abrigados neste salão de memoráveis encontros, sentimo-nos contentes de juntos, poder comemorar os 72 anos da instituição desta casa de ensino. Não contasse por si só esta significativa efeméride, justificaria também a mesma felicidade neste encontro, o de recebermos restaurado o tradicional "Instituto de Educação Estadual "Pirassununga".

  Convidamos o coronel AGNALDO DEL NERO AUGUSTO, ex-aluno desta Escola para conduzir para este recinto o Pavilhão Nacional. (Enquanto o Coronel Agnaldo conduzia o pavilhão nacional, todos os presentes cantaram o Hino Nacional).

  Convidamos o senhor PRÓSPERO GRISI, ex-aluno, ex-secretário, ex-Diretor desta casa e combatente no movimento patriótico da Revolução Constitucionalista de 1932, para que conduza a este salão a bandeira de São Paulo.


(Enquanto o prof Próspero Grisi conduzia a bandeira de São Paulo, o coral canta "Paris Belfort").





  Em 1953, transforma-se a Escola Normal de Pirassununga em Instituto de Educação, isto é, cursos de aperfeiçoamento, de especialização pré-primária e de administração escolar, alguns dos quais, hoje, são ministrados apenas em Faculdades de Filosofia, eram professados neste estabelecimento.

  Convidamos a professora MARIA LÚCIA SILVEIRA RODRIGUES a conduzir para este salão a bandeira da escola.




(Enquanto a diretora Prof. Maria Lúcia S.
 Rodrigues conduz o pavilhão da Escola o
coral cantava o Hino do Cinqüentenário)

   Plantada ao lado do marco zero geográfico (obelisco em homenagem aos pracinhas que lutaram na 2ª. Guerra mundial) lá é mesmo o coração da cidade que impulsiona o jovem no caminho do saber, da cultura, da fraternidade e do amor.



   Doutor FAUSTO VICTORELLI, Digníssimo Prefeito Municipal, ex-aluno e professor desta casa, queira conduzir para este recinto a bandeira de Pirassununga.


O coral canta a "Marcha a Pirassununga"
enquanto o Dr. Fausto Victorelli,
Prefeito Municipal, conduz a bandeira de Pirassununga.


O próprio prof. Fausto lê:

  Uma bandeira para Pirassununga!... Às vésperas do sesquicentenário da cidade, o professor Manuel Pereira de Godoy, ex-aluno e ex-professor desta casa, estudioso conhecido dentro e fora do Brasil, a idealizou.

   Mas o tempo costuma temperar o presente com alguns dissabores, tédios e desconfianças... A trajetória de luz dessa estrela desprendida dos céus de nossa terra pareceu sucumbir a 21 de abril de 1981. Era feriado! Uma pequenina chama, porém, crepitou e outras se agigantam,lambem as paredes, devoram o madeirame, retorcem os ferros e irreverenciam o Cristo...

   Ex-alunos amigos, ex-professores, pais de alunos, todos se irmanaram no mesmo ideal: a reconstrução, a reedificação do suntuoso edifício. Na pessoa do professor DANIEL CAETANO DO CARMO, que presidiu uma incansável comissão, queremos agora, homenagear todos seus componentes.

   Neste instante o prof. Daniel Caetano do Carmo recebe da profa. Creusa Adani e da diretora da Escola um Diploma de Honra ao Mérito, bem como flâmulas para serem entregues a todos os componentes da Comissão que coordenou.

  Deu-se conta, então, de que aquela casa de ensino era mais do que um edifício, era a cultura; a história, a arquitetura patrimonial da cidade e do estado. Entre as autoridades avultou a idéia do tombamento do prédio para o patrimônio histórico do estado de São Paulo. E, para isso, não mereceria ser simplesmente recuperada mediante uma reforma, senão restaurada, a fim de que se retomassem, integralmente em todos os seus aspectos, os traços originais. Um pirassununguense que passara pelos bancos desta casa, tudo fez para responder aos anseios da população de sua terra: carinhosamente despiu as velhas paredes de tintas queimadas e descobriu as tonalidades da pintura original.

  Arquiteto LUÍS ANTÔNIO MAGNANI, queira ACEITAR, nesta sessão, a nossa pública homenagem. Neste momento, a diretora Lúcia Rodrigues faz a entrega de um cartão de prata ao jovem arquiteto corimbatá Luís Antônio Cambiaghi Magnani.


  Os pincéis brincaram nas paredes; as cores foram-se abraçando e traçaram as guirlandas, primeiros aprontos para a festa de reinauguração. Estava tudo pronto, disposto e arranjado.


   E, para encerrar a sessão solene, a profa. Maria Lúcia Silveira Rodrigues, diretora do ex-Instituto de Educação faz a seguinte alocução: “Ao encerrarmos esta Sessão Solene, estamos também pondo término à semana comemorativa do 72.o aniversário da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus "Pirassununga", como que a coroar nossos esforços desde o trágico 21 de abril de 1981 — empenhados em devolver à cidade este monumento cultural do Estado de São Paulo, quis a Providência que o término das obras de restauração coincidisse com a data magna desta Escola que tanto aprendemos a amar. Com muita emoção, apresentamos nossa palavra de agradecimento a todos que, de uma ou outra forma, prestaram sua colaboração nessa empresa de arrojo e abnegação.”


MARIA LÚCIA SILVEIRA RODRIGUES

O MOVIMENTO - 19 de junho de 1983
(Jornal e fotos do Arquivo da
Bibliteca Rui Barbosa)
Colaboração " Peixe Roncador"

Equipe E E Pirassununga







Nenhum comentário: