2013

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. E que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que, heróis não são aqueles que realizam obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário para essa realização.

Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.

Aprendemos que cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que, o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM... nós temos.

Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Mas mesmo assim, vale a pena resgatar o passado e viver as emoções do presente.


O nosso futuro ainda está por vir. Então devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos


“Confie em você e no seu potencial, tire as suas idéias da gaveta e coloque-as em pratica!”


PROFª ROGÉRIA TELES


domingo, 29 de maio de 2011

TRAGÉDIA ANUNCIADA

21 de abril de 1981 

   Início de tarde, pouco mais das 13:30 horas, e gritos de "fogo no Instituto", vieram quebrar a monotonia de toda a população, que até então, vivia tranqüilamente a folga do feriado. Ao longe, já se observava a fumaça, em grandes proporções, invadir o céu, que se mantinha parcialmente azul.



   O medo pelo pior; tomou conta de uma grande maioria, que a exemplo de outros tantos curiosos, passaram a ocupar pontos estratégicos ao redor do prédio em chamas. Sob os olhares tristes de milhares de pessoas, o nosso glorioso (ex) Instituto de Educação Pirassununga - I.E.P. (gosto de chamá-lo assim), ardia em chamas. Enquanto não se via a presença dos bombeiros, dezenas de heróis anônimos faziam o máximo, a fim de tentar salvar todo o tipo de coisa, embora de forma desordenada. Não havia tempo para organizarem-se, mesmo porque o fogo caminhava assustadoramente. A maior preocupação estava concentrada em dois lugares importantes: a sala de projeções e a biblioteca. Considerada a melhor da região, e fruto de muitos anos de trabalho, a biblioteca corria o risco de perder o seu valioso acervo fonte de inesgotáveis informações. Seus livros tinham que ser salvos a todo custo. Jogados, Indiscriminadamente, pelas janelas, muitos deles desfaziam-se em páginas soltas, as quais vinham misturar-se com os destroços no chão. Assim a biblioteca, já perdia parte de suas forças. Após algumas horas, já com a presença dos bombeiros, afora o salão nobre e a sala de projeção, todo o restante do prédio ficara cinzas sobre cinzas. Até mesmo, a imagem do Cristo crucificado ostentado frente às escadarias, sofreu a deformação do fogo cruel.




   De âmbito geral, víamos uma imagem grotesca, estapafúrdia e acima de tudo melancólica. E, o que mais me revolta, era saber que tudo isto poderia ser evitado, o melhor, fora prenunciado. Vítimas fatais, graças a Deus, nenhuma a lamentar. Mas o prejuízo moral, artístico e financeiro parece irredutível. Doravante, não será nada fácil reparar este dano que também emanou nossa cidade e que sente a humilhação de perder um dos seus mais preciosos patrimônios. Tarde para se lamentar? Creio que não. Apenas que isto sirva de exemplo àqueles, que de certa forma, ignoraram a possibilidade de ocorrência deste grotesco quadro.


(Helio Marucci Queiroz).



   O povo, estarrecido consternado, contempla o espetáculo, as chamas destruindo um dos mais bonitos edifícios escolares existentes no Estado, ameaçando transformar em escombros uma das mais belas tradições do ensino paulista, a velha Escola Normal de Pirassununga.

   "O esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços"O

Machado de Assis

FOTOS: José Gilberto Silvestrini


POPULAR- PIRASSUNUNGA

COLABORAÇÃO "Peixe Roncador"

Equipe E E Pirassununga



Nenhum comentário: