2013

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. E que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que, heróis não são aqueles que realizam obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário para essa realização.

Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.

Aprendemos que cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que, o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM... nós temos.

Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Mas mesmo assim, vale a pena resgatar o passado e viver as emoções do presente.


O nosso futuro ainda está por vir. Então devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos


“Confie em você e no seu potencial, tire as suas idéias da gaveta e coloque-as em pratica!”


PROFª ROGÉRIA TELES


domingo, 5 de junho de 2011

VELHA ESCOLA NORMAL

 

  A Escola Normal de Pirassununga já foi Instituto de Educação e antes ainda era Escola Normal, estabelecida há 100 anos. Existiam nela o Grupo Escolar Modelo, com 4 anos de duração, o ginásio com 5 anos, o Ensino Normal de 2 anos e profissionalizante. A admissão nestes últimos dois anos fazia-se através de exames eliminatórios.

  Isso quer dizer que a Escola Normal diplomava alunos de qualquer idade, vindos de qualquer classe social, selecionados, porém, pelo saber, como convém a quem se intitula professor. Alcancei o fim dessa época. As reformas e mais reformas do Ensino Público acabaram por extinguir as Escolas Normais, substituindo pelas atuais escolas direcionadas por uma filosofia educacional de "igualdade", que ao enaltecer o medíocre sufoca o talento.

  Quem conheceu aquela época de fastígios do nosso Ensino, sabe a que estou me referindo. A Escola Normal equivalia a uma faculdade atual. Até mesmo um pouco mais! Pois bem, a Escola Normal de Pirassununga, que já foi Instituto de Educação e antes ainda era Escola Normal, está fazendo 100 anos. Na verdade, colocando no calendário os fatos em seus devidos lugares, centenária, sim, é a nossa Escola Normal,

  Ela é a aniversariante. Quem nela se formou mostra no di-ploma o seu nome e guarda na saudade agradecida o seu valor, nome e valor jamais igualados. Nas cadeiras de pau-marfim e nos vitrais coloridos do seu salão nobre, magnífico e histórico, as iniciais entrelaçadas E/N guardam, relembram, confirmam o nome "Escola Normal". É a ela que devemos saudar neste onze de junho.

  E assim deverá ser, enquanto existirem seus ex-alunos, seus legítimos herdeiros a perpetuá-la no abrigo das lembranças e da gratidão. Sou um deles. Envelhecidos, somos a última geração de normalistas. Somos as últimas testemunhas de que um dia existiu em Pirassununga uma Escola Normal.




Prof. Sebas Sundfeld



OMovimento,04 de junho de 2011
Colaboradores: "Peixe Roncador"
Dedé Sundfeld (foto prof.)
Fotos: Rogéria Teles
Equipe E E Pirassununga









Nenhum comentário: