A Escola Normal de Pirassununga já foi Instituto de Educação e antes ainda era Escola Normal, estabelecida há 100 anos. Existiam nela o Grupo Escolar Modelo, com 4 anos de duração, o ginásio com 5 anos, o Ensino Normal de 2 anos e profissionalizante. A admissão nestes últimos dois anos fazia-se através de exames eliminatórios.
Isso quer dizer que a Escola Normal diplomava alunos de qualquer idade, vindos de qualquer classe social, selecionados, porém, pelo saber, como convém a quem se intitula professor. Alcancei o fim dessa época. As reformas e mais reformas do Ensino Público acabaram por extinguir as Escolas Normais, substituindo pelas atuais escolas direcionadas por uma filosofia educacional de "igualdade", que ao enaltecer o medíocre sufoca o talento.
Quem conheceu aquela época de fastígios do nosso Ensino, sabe a que estou me referindo. A Escola Normal equivalia a uma faculdade atual. Até mesmo um pouco mais! Pois bem, a Escola Normal de Pirassununga, que já foi Instituto de Educação e antes ainda era Escola Normal, está fazendo 100 anos. Na verdade, colocando no calendário os fatos em seus devidos lugares, centenária, sim, é a nossa Escola Normal,
Ela é a aniversariante. Quem nela se formou mostra no di-ploma o seu nome e guarda na saudade agradecida o seu valor, nome e valor jamais igualados. Nas cadeiras de pau-marfim e nos vitrais coloridos do seu salão nobre, magnífico e histórico, as iniciais entrelaçadas E/N guardam, relembram, confirmam o nome "Escola Normal". É a ela que devemos saudar neste onze de junho.
E assim deverá ser, enquanto existirem seus ex-alunos, seus legítimos herdeiros a perpetuá-la no abrigo das lembranças e da gratidão. Sou um deles. Envelhecidos, somos a última geração de normalistas. Somos as últimas testemunhas de que um dia existiu em Pirassununga uma Escola Normal.
Prof. Sebas Sundfeld
OMovimento,04 de junho de 2011
Colaboradores: "Peixe Roncador"
Dedé Sundfeld (foto prof.)
Fotos: Rogéria Teles
Equipe E E Pirassununga
Nenhum comentário:
Postar um comentário