No Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março como um marco do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. A data celebra a importância do grande guardião dos livros nas escolas, bibliotecas públicas, universidades, empresas e organizações sociais.
O bibliotecário nasceu em 1882 e fez sua primeira graduação em engenharia elétrica. Foi fazendo um curso de aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos que conheceu bibliotecário Melvil Dewey, que mudou sua trajetória profissional. O americano, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal, ajudou o brasileiro a migrar para a carreira de biblioteconomia.
Manuel Bastos Tigre trabalhou no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Biblioteca Nacional e na Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Ao longo de várias décadas, ajudou a disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social de nosso país.
É lembrando um pouquinho desta história, que o Blog Educação parabeniza todos os bibliotecários do Brasil, profissionais que ajudam alunos, educadores e professores a pesquisar e sistematizar documentos, manuscritos, impressos e materiais digitais e audiovisuais de todas as naturezas.
>> Para saber mais sobre esta carreira, confira o site do Conselho Federal de Biblioteconomia: http://www.cfb.org.br/
TEXTO RETIRADO DO
Blog Educação: http://www.blogeducacao.org.br/
Para abrilhantar o Centenário e parabenizar nossos profissionais recebemos do Sr Paulo Henrique Tückmantel Dias, filho da formanda do EEP, Teresinha Tückmantel Dias , turma de 1954 "Beabá", um arquivo do acervo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Agradecemos ao Sr Paulo Henrique
Tückmantel Dias o envio do arquivo acima.
Tückmantel Dias o envio do arquivo acima.
Rogéria F. Mamede Teles
(Profª responsável pelo
BLOG ✵ ORKUT ✵ EMAIL)
e
Equipe E E Pirassununga
(Profª responsável pelo
BLOG ✵ ORKUT ✵ EMAIL)
e
Equipe E E Pirassununga
4 comentários:
Parabéns para a Carmem e para a Rita Mistieri que são as Profª Readaptadas responsáveis pela Biblioteca Rui Barbosa da E E Pirassununga.
Parabéns ao Paulo T.Dias pelo envio de cópia de documento tão raro.Continue prestigiando o blog com informações de seu rico acervo histórico.
Parabéns aos bibliotecários por seu dia e, aproveitando, relembro aqui a figura ímpar, sempre gentil e prestativa que, por anos, foi a guardiã da Biblioteca do Instituto, dna. Angelina Steola.
Obrigada!Rogéria!Você chegou há pouco e está fazendo muito por nossa "EscolaQuerida".Obrigada mais uma vez por fazer parte da nossa equipe.Você mora em nossos corações para todo o Sempre!
Postar um comentário