O QUE É UM ORFEÃO?
Palavra de origem francesa, "orphéon", derivada por sua vez, do latim "Orpheus", Orfeu, personagem da mitologia grega e célebre músico. Antes de se fixar na grafia atual – orfeão –, começou por entrar no Português na forma "orfeon" e "orfeom" (In Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado.
É uma agremiação dedicada exclusivamente ao canto coral, um coro (conjunto de cantores) sem acompanhamento instrumental, conduzido por um “regente”.
Canto Orfeônico
Villa-Lobos, o grande maestro brasileiro, preocupou-se com o descaso com que a música era tratada nas escolas brasileiras e acabou por apresentar um revolucionário plano de Educação Musical à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Com o apoio do então presidente da República, Getúlio Vargas, organizou concentrações orfeônicas grandiosas que chegam a reunir, sob sua regência, até 40 mil escolares, e, em 1942, por decreto do Presidente foi criada a exigência do ensino da Música e do Canto Orfêonico no currículo das Escolas de todo território nacional - infelizmente revogada após algumas décadas.
O Canto Coral
Um coro ou coral é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Cada naipe executa uma parcela da harmonia da canção: um deles pode ser responsável pela melodia de cada frase musical, enquanto os outros fazem o acompanhamento; ou a linha melódica se desenvolve no próprio arranjo harmônico das quatro vozes que se intercalam ou revezam a parte da linha melódica.
Naipes
No Coral cada naipe canta uma melodia distinta e quando as quatro melodias soam juntas temos uma orquestra constituída por vários instrumentos - as vozes dos coralistas com seus diferentes timbres, que são:
Vozes Femininas
SOPRANO
Um tipo de voz dotado de grande extensão no registro agudo, capaz de efeitos velozes e brilhantes.
CONTRALTO
A voz de contralto prolonga o registro médio em direção ao grave, graças ao registro "de peito".
Vozes Masculinas
TENOR
Voz brilhante, que emite notas agudas com facilidade, luminosa nos agudos e cheia no registro médio.
BAIXO
Voz de grande extensão e amplitude no registro grave.
COLABORAÇÃO "PEIXE RONCADOR"
Equipe E E Pirassununga
4 comentários:
Parabéns Peixe Roncador. Você tem se dedicado com afinco para deixar registrado nesta página um pouquinho dos anos 50/60. O orfeon do prof. Walmor e o atual canto coral têm uma diferença: no primeiro "eu com 16 anos" estava participando como soprano. Agora, nos meus 67anos, sem o arroubo da juventude, canto em um coral da terceira idade rsssssssssssss
Obrigada.
PARABÉNS A TODA EQUIPE PIRASSUNUNGA
EM ESPECIAL AOS EDITORES DESSE BLOG. DE NADA SERVIRIAM INFORMAÇÕES SEM A CRIATIVIDADE E DEDICAÇÃO DE QUEM O ADMINISTRA.
O canto é muito bonito, mas as fotos do vídeo, principalmente a primeira e a terceira são maravilhosas.
Muito boa a apresentação. Que gostoso lembrar daquele tempo.
MAS a extensa de formandos de diversos anos não menciona que CURSOS fizeram. Certamente são formandos do curso científico.
E os nomes dos formandos do CURSO NORMAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS?
Postar um comentário