2013

Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída. E que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendemos que, heróis não são aqueles que realizam obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário para essa realização.

Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.

Aprendemos que cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.

Aprendemos que, o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM... nós temos.

Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Mas mesmo assim, vale a pena resgatar o passado e viver as emoções do presente.


O nosso futuro ainda está por vir. Então devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos


“Confie em você e no seu potencial, tire as suas idéias da gaveta e coloque-as em pratica!”


PROFª ROGÉRIA TELES


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO: “LELO CABIANCA”


   É com pesar que retorno ao BLOG, para comunicar o falecimento do "Sr Lelo Cabianca" (Antônio Jacob Cabianca) no dia de hoje.

V 24/10/2011  

     Lelo Cabianca registrou episódios que passaram a fazer parte da nossa história com um livro, colunas em jornais e no corrente ano,  editou a "Revista do Centenário da Escola Normal", em comemoração aos 100 anos da E E Pirassununga.

 
Declarações registradas no livro: "Memória da terra curimbatá" 

  Pela graça divina, nasci "curimbatá", na terra eternamente abençoada pelo Senhor Bom Jesus dos Aflitos : Pirassununga.

   É a terra que inspirou um dia, dois grandes e saudosos professores da Escola Normal, Elias de Mello Ayres (letra) e Antenor Godoy ( música), na composição de um esplendoroso hino em seu louvor.

   O seu verso inicial, enleva e distingue o mais encanta dor libelo, dirigido a todos os filhos de Pirassununga, quando com rara felicidade, sacramentaram : "TERRA DE MEUS AMORES".

  É uma das razões que adotei quando de minhas escrevinhações, ao citar o ; nome de Pirassununga que quer dizer "lugar onde o peixe faz bulha".

  É a "terra de meus amores" porque foi aqui, neste rincão, que desde tenra idade, gravei em minha memória, com muita resignação e serenidade, os ensinamentos de todos aqueles que tanto amei e que generalizo como sendo os meus amores. Tudo se iniciou com os exemplos deixados pelos meus bisavós paternos Luigi e Giulia Testini, "oriundi"de Cantu di Brianza nas imediações de Milano; bisavós maternos Lorenzo e Elisabeta Casagranda Vanin "oriundfdi Treviso; avós paternos Giácomo e Aurélia Baggio "oriundi" respectivamente de Nogara, provinzia di Verona e de Padova, provinzia di Campi Sam Piero e avós maternos Antônio Vanin de Treviso e Emma (Noêmia) Alegro de Casale Sul Sile no Veneto Italiano.

  Todos estes "oriundi", participaram da grande saga que muito enobreceu aquele desafio inicial da brava gente de imigrantes, que adotou este pedaço de mundo, como sendo a sua terra natal, participando de seu desenvolvimento e fazendo germinar através dos tempos, os bons frutos da semente plantada.

  Nasci em lar modesto, cristão e cheio de muito amor, onde fui criado para a vida sempre bem cuidado e amparado pelos meus saudosos pais Antônio e Ângela.

   Foi assim que cresci e me preparei para um dia , ter vida própria , e ser um cidadão do mundo.

   Ah! mas quanto significou aquele berço para a minha vivência para seguir nos benfazejos desígnios de minha vida!

  No percalço desta caminhada, foram muitas as passagens que gravei em minha memória, e uma parte delas, procuro citar neste livro, como homenagem a terra amada. Elas estão aí por meio de fotos de antanho e de algumas citações, que chamamos de "causos".

  Em sendo um eterno apaixonado pela arte fotográfica, procuro através dela, reviver locais e personalidades marcantes, como também folclóricas que fizeram parte deste período de minha vivência. Outros casos vividos alhures e por cerca de 3 décadas passadas longe daqui, talvez até mereçam citações em outro livro...

  Dedico este livro a toda a minha amada família, aos meus saudosos pais Antônio e Ângela, aos meus irmãos Marly Aurélia (in memoriam), Antônio Júnior o Pike" e a Maria Cecília, "sorella mia". Com muito afeto e eterna benquerência , dedico também aos meus filhos amados Marcos Vinícius / Cristina e Marcelo / Silvana.

  Uma dedicação toda especial é feita a minha fiel amada e abnegada esposa Vânia, uma verdadeira companheira de jornada.

LELO CABIANCA ( Edição de 2007 )


“Senhor onipotente, que a tua misericórdia se estenda sobre os nosso irmão que acabau de deixar a Terra!

Que a tua luz brilhe para ele! Que os bons Espíritos o cerquem de paz e de esperança”.

Aos familiares, os sinceros sentimentos.




          O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
          Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

Cora Coralina

Profª Rogéria Teles


Um comentário:

www.memoriadepirassununga.blogspot.com disse...

Lelo Cabianca, que descanse em paz. Sua frase permanecerá para sempre "Um povo sem memória, não é digno de História". Esta frase faz parte do meu dia a dia, quando editei meu livro sobre a minha família Tückmantel, onde citei e recentemente no blog dedicado a memoria de pirassununga. Meu sentimento aos familares. Pirassununga, perde um dos ultimos historiadores, lamentável....